As crianças, na era da diversão digital, precisam ser estimuladas a brincar, pelos pais e professores, de maneira social. Não é preciso um brinquedo específico, mas sim a interação com o grupo, interagindo com outras crianças.
Para a diretora do "Bureau Kids", Yara Grottera, brincar estimula a inteligência emocional, o que não acontece quando se joga apenas com o computador. Segundo a especialista, atualmente, os pais enfrentam dificuldades para conviver com as crianças, que são multidisciplinares e sem limites.
Por conta do conflito de gerações, pais encontram dificuldades até para contar as clássicas fábulas infantis. Grottera disse que a dimensão da realidade é diferente para a geração atual.
Textos baseados:
Textos baseados:
Entrevista com professor de História o Srº Newton César da EE Cel.Nhonhô Braga.
Qual seu ponto de vista em relação à mídia na formação da criança?
Influência desde a mais tenra idade. Maior exemplo são os programas infantis exibidos pelos diversos canais de televisão onde a atenção das crianças é cativada a cada segundo. Tais ações fazem com que no desenvolvimento de sua formação vá se tornando um eterno cativo dos sistemas midiáticos. Acrescenta-se a isto os diversos Cds, Dvds e jogos de computador que são insistentemente vendidos durante a programação.
Hoje estamos convivendo com alunos considerados nativos digitais. Como refletem esses conhecimentos em sala de aula?
Como educador vejo a situação de uma forma preocupante.Percebo que o aluno trás uma grande quantidade de informação mas que não se traduz em conhecimento.O papel da escola é estimular a utilização das diversas mídias e ensinar o aluno a filtrar as informações e transformá-las em conhecimento.Só assim poderemos tirar vantagem da chamada geração digital.
Existem maneiras de orientação aos pais e a comunidade na conscientização da excessiva exposição à mídia?
Recomendo que se assista a um documentário produzido pela rede BBC de Londres intitulado “Muito além do cidadão KANE”. Esta narrativa nos permitirá enxergarmos de uma maneira clara e objetiva o quanto somos manipulados pelo império da maior rede de comunicação do Brasil e estabelecermos um claro momento de reflexão sobre a influência das mídias na formação de nossos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário